Deu no Blog do Milton Jung, da Rádio CBN: Debate da Band terá bicicletada

O primeiro encontro dos candidatos e candidatas à prefeitura de São Paulo vai ocorrer logo mais à noite, no debate promovido pela TV Bandeirantes. Já havia se realizado um no Portal IG, mas os dois principais nomes da disputa – Marta (PT) e Alckmin (PSDB) – não apareceram. Debate de primeiro turno com um monte de gente, lado a lado, costuma não render muito.

O inusitado, até onde se sabe, será a chegada da candidata Soninha Francine (PPS) de bicicleta na sede da emissora, no Morumbi. Para apóia-la grupos de ciclistas na capital estão enviando e-mail convocando os adeptos do pedal a acompanharem a vereadora desde a Avenida Paulista até a Band.

Soninha tem aparecido com algo em torno de 2% nas pesquisas eleitorais, com chances mínimas de se fazer prefeita, tendo como consolo o fato de ser a maior dos menores – Marta (PT), Alckmin (PSDB), Kassab (DEM) e Maluf (PP) estão bem distante dela. Isto não chega a ser um problema para a vereadora que deu sinais de cansaço da vida legislativa, cheia de barreiras e conchavos que dificultam a aprovação de boa parte dos projetos que são apresentados na Câmara, onde a meritocracia não é levada em consideração no momento de se eleger uma lei.

O papel de Soninha nesta eleição é provocar idéias como a da integração da bicicleta no sistema de transporte da cidade ou a criação do pedágio urbano como forma de restringir o uso de carro e financiar a ampliação da rede de ônibus e lotação.

Pode não convencer ninguém, mas será muito melhor vê-la chegando ao debate de bicicleta do que assistir ao Maluf saindo com o velho papo do “ganhei o debate de acordo com pesquisa feita por telefone...”.