Pela segunda semana, a Folha de S. Paulo publica respostas para questões específicas sobre regiões da cidade, formuladas a partir de problemas identificados pela própria população na pesquisa "DNA Paulistano". É o maior levantamento já feito pelo Datafolha sobre São Paulo e seus habitantes, com 28.389 pessoas entrevistadas. Na região sul, foram ouvidas 2.447 pessoas.
Clique na reprodução ao lado para ver a íntegra da matéria. Veja abaixo as respostas da candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine:
Como reduzir o trânsito causado pelo crescimento imobiliário e do comércio?
Terminar/melhorar a conexão dos corredores aos terminais de ônibus; melhorar a operação dos corredores; criar linhas de transporte interbairros (inclusive de barcas); incentivar a atividade econômica na região, reduzindo a distância entre casa e trabalho.
Como resolver o problema do barulho do aeroporto de Congonhas, carros e bares?
A prefeitura pode atentar (e pressionar) nas discussões com autoridades da aviação sobre número de vôos, limites de porte das aeronaves. Deve fazer cumprir a legislação quanto aos ruídos e estudar uma política de compensação em razão da poluição sonora.
Na região há disparidade social entre os bairros. Como distribuir o Orçamento?
É preciso investir, em parceria com outras esferas de governo, setor privado e organismos internacionais, em moradia, infra-estrutura, educação, saúde, meio ambiente, transporte, cultura e assistência social em bairros com baixos índices de desenvolvimento humano.
Se for eleito prefeito(a), que ações específicas e prioritárias pretende adotar na zona sul?
Reorganizar os trajetos de ônibus, instituir linhas interbairros, fechar gargalos e microanéis viários; criar oportunidades de trabalho; investir em cultura; fazer mutirões para exames de saúde e criar programa de mães-crecheiras; organizar o comércio ambulante.
Reveja aqui as respostas de Soninha para os problemas da zona norte, publicados no sábado passado.