Engenheiros fazem fila para tirar fotos ao lado de Soninha e reforçam o clima empolgante da campanha

A cena que já virou rotina entre crianças e jovens na campanha se repetiu hoje de forma inusitada entre engenheiros, muitos de cabelos brancos e uma aparente sisudez, que se desfez nos primeiros minutos da palestra - e terminou com uma fila enorme de homens e mulheres empolgadíssimos para tirar fotos com a vereadora Soninha Francine, candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PPS, que encerrou nesta terça-feira (30) a série de encontros “A Engenharia e a Cidade”, promovida pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP).

É impressionante o carisma de Soninha e o clima de otimismo e leveza que tomaram conta da campanha, nesta reta final. O contraste com os demais candidatos, então, chega a ser chocante. Vários engenheiros presentes à palestra comentaram a calorosa recepção dedicada a Soninha em comparação com o modo frio e protocolar que foram tratados os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT).

Durante a palestra da candidata do PPS, pessoas da platéia pediam material da campanha e colavam no peito, orgulhosas, a "praguinha" (adesivo no formato de um broche) com o nome e o número de Soninha. Ao final do encontro, dezenas de pessoas improvisaram uma fila para serem fotografadas ao lado da candidata, pedir um autógrafo ou simplesmente manifestar o apoio e o carinho.

Em linhas gerais, a candidata propõe promover uma gestão que pensa no macro, nas estruturas, nos sistemas, sem jamais esquecer os detalhes. Ao assumir a prefeitura, teria como prioridade atacar rapidamente os problemas urgentes, sem deixar de lado o planejamento para longo prazo. Na área de trânsito, Soninha defende que o transporte coletivo tenha prioridade sobre o transporte individual e que meios alternativos, como a bicicleta, devem ser integrados e interligados aos sistemas de ônibus, trem e metrô.

Propor e discutir soluções para os entraves que freiam o desenvolvimento da cidade de São Paulo foi o objetivo da série “A Engenharia e a Cidade”. Os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo passaram pelo auditório do SEESP, para apresentar suas propostas.

Nos encontros, o sindicato também entregou aos candidatos o manifesto Cresce Brasil – Região Metropolitana de São Paulo. O documento, elaborado pelo SEESP em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros, faz uma avaliação sobre as principais necessidades da Região Metropolitana de São Paulo, principalmente sobre a capital paulista.

“Os encontros com todos os candidatos a prefeito, como tradicionalmente o SEESP realiza, tem o objetivo de conhecer as propostas de cada um deles e também apresentar as idéias da engenharia para a gestão da cidade. É, portanto, uma iniciativa que alia o empenho pelo debate democrático ao saber técnico que sindicato reúne”, afirma Murilo Pinheiro, presidente da Federação Nacional dos Engenheiros.

As propostas que os engenheiros apresentaram aos candidatos à Prefeitura de São Paulo tratam das mais diferentes áreas relativas ao desenvolvimento da cidade – transporte e mobilidade, emprego, saneamento, gestão pública e habitação. Entre as soluções, o sindicato reivindica junto aos candidatos o investimento em sistemas de transporte de alta capacidade, o repovoamento das áreas centrais da capital, a regularização fundiária e a urbanização de assentos precários. Ou seja, tudo o que a candidata Soninha vem propondo desde o início da campanha. Não foi por acaso, portanto, o sucesso da palestra.

Veja aqui, em vídeo, como foi a abertura do evento no Sindicato dos Engenheiros - que contou com a presença na platéia de políticos ligados ao setor e filiados a outros partidos, como Cesar Callegari (PSB), Nivaldo Santana (PCdoB) e Nabil Bonduki (PT). A aprovação à apresentação de Soninha foi unânime.

Leia também:

Blog do PPS/SP: Vamos fazer a Soninha ganhar do "engenheiro" Maluf...