PASSADO, PRESENTE E FUTURO

Você é casada, tem filhos? Parece ser tão novinha!

Não estou mais casada e tenho 3 filhas: Rachel (24 anos), Sarah (21) e Julia (10).

Por que você quis entrar no mundo da política? O que te chama atenção nesse meio?

Eu sempre pensei em entrar, desde pequena. Acompanhava as discussões da minha mãe com o meu avô sobre ditadura, subversão, repressão, comunismo etc. super interessada, querendo entender e decidir de que lado eu estava. E como eu queria "mudar o mundo" - sonho infantil que ainda não abandonei... - achava que a política era um bom modo de tentar fazê-lo. Hoje o que me chama a atenção nesse meio é a quantidade de pessoas que entram com ideais e boas intenções e depois desistem deles... Não se tornam desonestas, mas não se insurgem contra a desonestidade como deveriam!

Por que exatamente o título "Jornalista Amiga da Criança" aplicado a você?

É um título que a Fundação Abrinq e a ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância - concede todo ano a jornalistas que, na avaliação deles, se destacaram na cobertura e defesa de direitos da criança e do adolescente. Pelo meu trabalho no Barraco MTV, um programa de debates que eu fazia, eles me concederam esse título. É um reconhecimento do trabalho e, ao mesmo tempo, uma renovação do compromisso com essa pauta.

Além da candidatura, quais são seu planos e projetos futuros?

Bom, SE eu não for prefeita (há esse risco... rsrs), tenho vários planos B... Um deles é montar um blog que acompanhe diariamente as atividades na Câmara Municipal, porque ninguém sabe direito o que acontece aqui, e a imprensa cobre ocasionalmente.

Também gostaria de ter um cargo de ouvidoria ou "ombudsman", trabalhando na administração para apontar seus próprios erros. Ao mesmo tempo, tenho vontade de passar 3 meses no semi-árido fazendo trabalho voluntário, sabe? Vou ver... (E tem o trabalho na TV e no jornal, a menos que não me queiram mais)

Qual é a maior diferença entre os partidos????

Boa pergunta! Às vezes é difícil responder! Teoricamente, tem uma diferença original de ideologia, de programa. Um (de esquerda) acha que o Estado tem um papel muito importante como promotor do desenvolvimento, justiça, igualdade; outro (de direita) acha que o Estado só atrapalha, que o mercado se organiza sozinho para oferecer o que as pessoas precisam. (Estou fazendo definições meio toscas, pra encurtar). Na prática, mistura tudo! Fazem alianças sem nenhuma coerência com ideologia e programa... Se no governo, defendem que "vale tudo" pra governar; se na oposição, acham que têm de meter o pau em tudo o que o governo faz... Em todos eles, em número maior ou menor, têm pessoas que discordam disso tudo e tentam fazer as coisas direito... Quanto maior o partido, infelizmente é mais difícil ter coerência e consistência, e essas vozes mais sensatas desaparecem na multidão... É duro, viu!

Soninha, prefere a política ou o futebol? (rsrs...)

Futebol é muito, mas muito mais divertido! Mas não tem nada mais importante na minha vida hoje do que a política. Pela importância que ela tem no mundo - maior até do que a do futebol (rsrs)

Sente saudades da MTV? Onde foi o melhor lugar que já trabalhou?

Como eu fiquei MUITO tempo na MTV e saí de lá quando já estava enjoada de tanto brigar lá dentro (nossa, parece até que estou falando do PT, rsrs), não tenho saudade não... Foi muito, muito legal, mas eu me matei de trabalhar lá, e nem sempre ficava feliz com os rumos da TV... E os amigos que eu tinha naquela época continuam meus amigos, então tudo bem.

O melhor lugar que já trabalhei? Vixe, não sei. Todos tinham problemas, mas em todos eu fui feliz. MTV, TV Cultura, Cultura Inglesa (dei aula lá!). Ah, já sei, acho que o que fica mais próximo dos meus ideais é mesmo a ESPN...

Eu sei que todos os políticos (com boas intenções) tem a vontade de mundar o mundo. Você tem essa expectativa, claro que mudar o mundo no sentido daquilo que está ao seu alcance, né!?

Putz, tenho mesmo. Se não for pra "mudar o mundo", esse mundo tão cheio de problemas graves que a gente conhece, pra que entrar na política?? Você não pode ter expectativas exageradas, não pode menosprezar os problemas e dificuldades, mas tem de tentar fazer o que estiver ao seu alcance. O que deixa a gente desanimado às vezes é ver quantas pessoas nem tentam mais... Se acomodam, acham que é assim mesmo e sempre vai ser... Bom, se você não fizer nada pra mudar, aí é que não muda mesmo!!

Soninha, tem algum livro que mudou a sua vida e que você indicaria como leitura obrigatória? Se sim, por quê?

Difícil pensar em um livro só, porque a minha vida foi soterrada por livros, eu leio o tempo todo, e não sei apontar um só... Mas tem, por exemplo, a coleção Para Gostar de Ler, que me apresentou cronistas muito legais que tinham uma visão crítica do mundo e ao mesmo tempo uma sensibilidade para as pessoas comuns, os detalhes da vida cotidiana... Acho que esse respeito ao personagem que cada pessoa é no mundo me inspira até hoje. Pensar em como as grandes coisas interferem na "pequena" vida das pessoas. (Ah, os quatro eram: Fernando Sabino, Carlos Drummond, Rubem Braga e Paulo Mendes Campos). E tem os livros sobre budismo... Mas esses vieram bem depois.

Soninha, você teria outro(a) filho(a) se se casasse de novo?

Embora eu adore ter filhos, não, não teria mais... Eu já tenho 40 anos, e me faltaria energia pra começar tudo de novo com uma criança pequena (precisa ter muita energia!). Mas uma das minhas frustrações é não ter adotado um filho... Agora não daria, porque eu passo tempo demais na rua. Mas talvez um dia eu ainda realize esse plano.

Você tem um sonho de consumo? E um profissional?

Sonho de consumo? Eu adoraria ter uma casa bem legal, com quintal, árvores, jardim de inverno... E queria viajar muito pelo Brasil e pelo mundo... O profissional, o maior de todos, seria ser prefeita. Mas o fato de ser candidata já é a realização de um sonho.