Datafolha confirma subida de Soninha num cenário em que Marta e Alckmin caem ou estacionam

Um ponto que vale por dez: a candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, passa de 2% para 3% de intenções de voto num cenário em que os demais candidatos caem ou estacionam no patamar de votos, com exceção do atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), que também cresce e começa a preocupar petistas e tucanos.

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT) chegou ao teto na última pesquisa (41%) e já baixou para 39%. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que atingiu seu pico de 32% na penúltima pesquisa, estabilizou-se em 24%. Kassab vem num movimento ascendente e já ameaça a posição de Alckmin no segunto turno. Paulo Maluf (PP) cai pela primeira vez, de 9% para 7%, e todos os demais seis candidatos considerados "nanicos" não chegam a 1%.

A subida de Soninha, neste cenário polarizado, demonstra o acerto das suas propostas e confirma que uma parcela significativa da população procura políticos com postura e idéias diferenciadas. Além disso, dá um orgulho danado ver que o eleitorado começa a punir os fujões do debate. Quem disse que político é tudo igual? Quem disse que não tem mais jeito? Quem disse que só tem um jeito de fazer política? Quem disse que no primeiro turno o eleitor não pode votar consciente e escolher a melhor candidata?