Soninha apresenta na Folha propostas para os principais problemas da zona norte

A Folha de S. Paulo começou a publicar neste sábado uma série com perguntas dirigidas a seis candidatos à Prefeitura de São Paulo. São questões específicas sobre regiões da cidade, formuladas a partir de problemas identificados pela própria população na pesquisa "DNA Paulistano", realizada pelo Datafolha. É o maior levantamento já feito pelo instituto sobre a cidade e seus habitantes, com 28.389 pessoas entrevistadas. Dessas, 2.447 são da zona norte, objeto do primeiro caderno especial que a Folha publicou no último domingo.

Sempre aos sábados, o jornal irá publicar nas próximas oito semanas questões e respostas dos candidatos relacionadas à região abordada no domingo anterior em caderno especial. Veja abaixo as propostas da candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, para os principais problemas apontados pela população dos bairros da zona norte:

Como enfrentar a poluição da região, agravada pela barreira criada pela serra da Cantareira?

O maior responsável pela poluição é o trânsito. A solução é melhorar o gerenciamento, incentivar a troca do automóvel particular por transporte público ou bicicletas, modernizar a frota e reduzir deslocamentos forçados (aproximação entre casa e trabalho).

Como evitar o engarrafamento em áreas de crescimento imobiliário, como Santana?

A criação de linhas de ônibus ou microônibus e algumas obras viárias são importantes para fechar os anéis viários da cidade. Além disso, melhorar a integração entre automóveis e transporte público e, se necessário, cobrar pedágio dos primeiros na região central.

Qual é a solução para as enchentes, problema grave de bairros como o Tremembé e a Vila Guilherme?

Recolhendo em pequenos reservatórios, tratando e utilizando água da chuva; pisos drenantes em calçadas e pátios; desimpermeabilizando o solo tanto quanto possível; aumentando as áreas verdes; mantendo limpos os córregos, as margens e as bocas-de-lobo.

Se for eleito prefeito(a), que ações específicas e prioritárias pretende adotar na zona norte?

Implantação de centrais de coleta seletiva solidária; serviços de Assistência e Desenvolvimento Social para população de rua e famílias carentes, implantação de sistema cicloviário; reurbanização de áreas degradadas e solução de moradia digna a quem mora em favela.