Soninha responde à Folha quais são as prioridades da região central de São Paulo

Pela terceira semana, a Folha de S. Paulo publica respostas dos candidatos para questões sobre as regiões da cidade, formuladas a partir de problemas identificados pela própria população na pesquisa "DNA Paulistano". É o maior levantamento já feito pelo Datafolha sobre São Paulo e seus habitantes, com 28.389 pessoas entrevistadas, sendo 2.635 no centro. Leia a seguir as propostas da candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, para a região central:

Grande parte dos moradores anda a pé, mas se diz insegura à noite. O que pode ser feito?

Melhorar a iluminação e o monitoramento por câmeras. Integrar as ações da GCM e da PM e aperfeiçoar o treinamento da Guarda Civil. Incentivar programas culturais e atividades e serviços noturnos e, sobretudo, promover a reocupação do centro para fins de moradia.

Como evitar a venda e o consumo de drogas na região da República?

Monitoramento das ruas com câmeras e presença de polícia bem preparada (função do Estado). Para combater a dependência do que quer que seja, intensificar programas de abordagem com profissionais de várias áreas. Continuar com a revitalização do centro.

Lixo nas ruas é a principal reclamação. Como melhorar a coleta e a limpeza?

Com oferta de lixeiras, ações incisivas de educação e punição de quem desrespeita as regras; com a conteinerização da coleta, deixando de empilhar sacos na calçada; oferecer oportunidades de trabalho a catadores e recolher o material reciclável em carros elétricos.

Se for eleita prefeita, que ações específicas e prioritárias pretende adotar no centro?

Estimular a reocupação com oferta de moradia. Incentivar ações culturais. Desestimular o uso do carro, criando garagens fora do centro. Melhorar as condições de pedestres e bicicletas e as políticas para população em situação de rua. Organizar o comércio ambulante.

Veja as respostas anteriores sobre a zona sul e a zona norte.