A nove dias da eleição, a candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, continua subindo em todas as pesquisas de intenção de voto. Com 4% no Ibope e no Datafolha , o empate técnico com Paulo Maluf (PP) demonstra o acerto da campanha e indica que o paulistano começa a ter uma nova percepção sobre a política.
Mais que isso: os números coincidem tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea, o que significa que o voto em Soninha está consolidado e segue crescendo. Quem vota na candidata do PPS o faz de forma consciente.
O índice obtido por Soninha é semelhante, também, à diferença que Gilberto Kassab (DEM) já abre sobre Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo segundo lugar e para a vaga em um eventual segundo turno contra Marta Suplicy (PT). E aí surge mais uma novidade nas pesquisas: a petista, com a maior rejeição entre os candidatos (só ganha de Maluf nesse quesito) perde para qualquer adversário que enfrentar.
Apenas Kassab e Soninha mantêm trajetória contínua de crescimento desde o início do horário eleitoral, em 19 de agosto. Pelos números do Datafolha, Kassab cresceu 13 pontos a partir do início da propaganda, passando dos 11% registrados no fim de julho para os atuais 24%. Soninha cresceu 100% no mesmo período (de 2 para 4 pontos).