No 13º programa eleitoral do PPS no rádio e na TV, Soninha fala sobre Meio Ambiente


Meio ambiente é tudo simplesmente: ar, água, solo, áreas verdes, animais, ruídos, resíduos, poluição visual.

Pra dar conta disso tudo, a Secretaria do Verde precisa de mais recursos financeiros, recursos humanos, de uma estrutura mais forte e descentralizada.

Mas política ambiental é responsabilidade de toda administração. O planejamento, a habitação, o desenvolvimento social têm de trabalhar para reduzir distâncias, para aproximar casa e trabalho, diminuir as viagens forçadas e assim melhorar o trânsito, que melhora a qualidade do ar.

Tem de melhorar o transporte público, ampliar a inspeção veicular para não ter carro circulando desregulado por aí, caminhão soltando fumaça preta.

Substituir a matriz energética, trocar ônibus a diesel por ônibus a gás. Investir em sistema cicloviário, em condições melhores para pedestres, em energias alternativas como energia solar. Com isso você diminui a emissão de carbono que causa mudanças climáticas, aquecimento global.

Se você cuida das cabeceiras dos rios, contém o assoreamento que depois vai causar enchente no Tietê.

Precisa plantar árvores, cuidar das margens dos córregos, implantar parques lineares. Aliás, muito mais parques na cidade toda, para o lazer, para a contemplação, para o equilíbrio de umidade e temperatura, para a educação ambiental.

Educação que também é responsabilidade de todo mundo, essa tem de ser uma cidade educadora.

Meio ambiente fica sempre assim em penúltimo plano, mas é prioridade.

Quem disse que não?


Veja na íntegra todos os programas já apresentados: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13.