No 14º programa do horário eleitoral, a candidata do PPS fala sobre Educação


Se eu fosse escolher uma coisa só pra fazer em educação, seria fortalecer os conselhos de escola. Porque é ali, na relação permanente entre pais e professores, direção, coordenação, alunos e ex-alunos, que se constrói uma escola melhor.

Funciona num bairro de São Paulo ou em qualquer lugar do mundo.

E não é só a escola que educa, a comunidade também educa, o bairro é uma escola, mas claro que a gente tem de investir na escola propriamente dita. Precisa de instalações cada vez melhores, sala de aula, de leitura, de informática, quadras, bibliotecas.

Precisa integrar os equipamentos todos, os CEUs com as outras escolas, com as bibliotecas, com os museus.

Precisa ser muito criterioso na escolha dos profissionais da educação, oferecer qualificação permanente, boas condições de trabalho e desenvolver junto com eles um método de avaliação do desempenho que seja mais do que a nota numa prova ou um número numa tabela e a gente vai ter mais vagas em creches e pré-escolas, pra jovens e adultos, qualificação profissional.

Precisa lembrar que educação é formação integral, com cultura e esporte, educação ambiental, educação para a saúde, educação para o trânsito, educação política.
Garantir o desenvolvimento de capacidades e qualidades, a promoção de valores como respeito, responsabilidade, solidariedade, criatividade, persistência, espírito crítico, a promoção de uma cultura de paz.

Educação é a construção de um projeto de vida, de uma identidade e a descoberta de um papel na sociedade.

Quem disse que a gente não está pronto pra aprender a fazer uma cidade melhor?


Veja na íntegra todos os programas já apresentados: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14.