Soninha é aplaudida de pé por mais de 500 estudantes da PUC após duas horas de palestra

Auditório lotado, calor insuportável, mais de duas horas de palestra sobre política e ninguém arredando pé antes do final, por volta das 22h, quando Soninha Francine foi aplaudida efusivamente e ficou ainda mais meia hora atendendo, um por um, todos os pedidos de fotos, troca de e-mails e perguntas dos alunos da PUC (Pontifícia Universidade Católica), uma das mais tradicionais faculdades paulistanas e referência da história democrática do país.

"Eu cheguei aqui exausta e saio revigorada", afirmou a candidata do PPS às centenas de jovens que prestigiaram a sua participação na "Semana da Consciência Política", organizada por estudantes de Direito com apoio do Centro Acadêmico 22 de Agosto.

Além da empatia com o público jovem, um outro fator foi fundamental para o sucesso da palestra de Soninha: os candidatos Marta Suplicy (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) cancelaram de última hora a participação no evento, após terem confirmado presença em dias alternados durante a semana. A petista avisou na véspera que não iria, mandando o candidato a vice, deputado Aldo Rebelo (PCdoB), para representá-la.

Ainda mais relapso foi o ex-governador tucano, que avisou uma hora antes do início da palestra que não compareceria, alegando que teria que regravar um programa para o horário eleitoral - informação desmentida por estudantes ligados ao PSDB. Com toda uma megaestrutura montada (trânsito da rua Monte Alegre, em Perdizes, fechado pela CET; teatro Tuca lotado e telões espalhados pela faculdade), os estudantes não se conformaram com o descaso de Alckmin: que acabou representado na mesa de debates por um chuchu.

A estratégia da fuga dos debates - combinada por Alckmin e Marta - não é novidade na campanha. Por esse motivo já foram cancelados debates no jornal "O Estado de S. Paulo", na TV Gazeta e na Rede TV. Um prejuízo para quem busca informação sobre os projetos dos candidatos para a cidade de São Paulo e um desprezo absurdo pela transparência, pela ética e pela democracia.

Soninha, ao contrário, não dispensa nenhuma chance de debater e expor as suas idéias. E ganha pontos com isso: literalmente, no percentual de intenções de votos; e no sentido figurado, com a simpatia e o reconhecimento do público, que se identifica com a simplicidade e a autenticidade da candidata do PPS.

Tênis All Star descalçado sobre a mesa e devorando um lanche enquanto ouvia as perguntas da platéia ávida por informações e cheia de entusiasmo, Soninha não foge de nenhum assunto - por mais polêmico que seja. Do pedágio urbano à saída do PT, da inexperiência na política ao detalhamento do programa de governo, mostrou conhecimento e preparo para administrar à cidade e esbanjou sinceridade.

Veja aqui imagens da abertura da palestra.