Soninha participa do mais tradicional evento típico italiano da Mooca, a Festa de San Gennaro

A candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, participou na noite deste sábado (6) da abertura da 35ª edição do mais popular e tradicional evento do bairro da Mooca: a Festa de San Gennaro.

Acompanhada por apoiadores e por dois candidatos a vereador do PPS, o professor Cláudio Fonseca e o advogado Celso Durante, foi ela própria a grande atração da noite.

Cercada pelos visitantes e trabalhadores voluntários (principalmente as crianças e o público que a conhece como comentarista de futebol ou apresentadora de TV), tirou centenas de fotos, comeu pratos típicos italianos, visitou as mammas que preparam a comida da festa e até dançou a tarantella.

Sinônimo de alegria, comida farta e muita diversão, a Festa de San Gennaro é considerada um dos pontos turísticos da capital paulista e já faz parte do calendário oficial da cidade. Para comemorar os 95 anos da paróquia, uma nova torre será inaugurada na igreja.

No total são 22 barracas alojadas na parte externa, área de acesso livre. Em cada uma delas, o público pode se deliciar com os tradicionais pratos napolitanos como macarronadas, pizzas, polentas, fogazzas, doces, entre outras comidas típicas. Para garantir a comodidade das pessoas que preferem curtir a festa na rua, a partir deste ano, oito boxes de atendimento que funcionam como caixa único estão à disposição dos visitantes.

A área interna também ganhou melhorias. A parte acústica do restaurante, onde acontecem os shows, foi modernizada. Com capacidade para 1.000 pessoas, o novo salão da Festa de San Gennaro (inaugurado em 2006) é um espaço amplo que reflete o espírito de união, amizade, trabalho, companheirismo e, principalmente, solidariedade.

A história do voluntariado na tradicional Festa de San Gennaro é prova de amor e dedicação de muitas pessoas que estão envolvidas há anos no evento. Por lá é comum encontrar famílias inteiras que trabalham juntas, onde a prática não remunerada da prestação do serviço é passada de geração em geração. No total são 400 voluntários - que inclui crianças da catequese, jovens, adultos e, é claro, as mammas -, sob coordenação do padre Pasquale Priolo.

Neste ano, a animação da noite fica por conta do cantor Fred Rovella e banda Lá Máfia Nostra (formada por bailarinas, backing vocals e músicos), que prometem agitar não só os freqüentadores do salão, como também toda a extensão da festa na rua. Três telões instalados - um no restaurante, próximo ao palco, e outros dois na parte externa - garantem que todo o público assista ao show. Veja um vídeo aqui.

Para este ano espera-se que o número de visitantes, durante os 12 dias de festa, aumente em relação às edições anteriores, que receberam em média 120 mil pessoas. Em 2007 foram consumidos aproximadamente 60 mil pratos de macarronada, 20 mil fogazzas, 10 mil doces típicos, 70 mil pedaços de pizza, cinco mil polentas, 20 mil antepastos e nove mil garrafas de vinho.