Soninha na Rádio Bandeirantes: "Ônibus deve ter preferência sobre carro"

Redação do Portal Terra

A candidata do PPS à Prefeitura de São Paulo, Soninha Francine, disse que o transporte coletivo deve ter preferência sobre o transporte individual. No entanto, ela afirmou que é preciso planejar melhor os corredores de ônibus, pois "não adianta só isolar os ônibus dos carros nas ruas". A declaração foi feita durante entrevista para a Rádio Bandeirantes na manhã desta segunda-feira, 18 de agosto.

Soninha analisou as tentativas de resolver os problemas do trânsito de São Paulo nas administrações passadas. "O Fura-fila é uma boa idéia, mas não precisaria ter sido feito como transporte suspenso, se no final iria ser um corredor de ônibus. Os corredores são interessantes, o transporte coletivo deve ter preferência sobre o transporte individual. Mas se o corredor for mal planejado, ele vira um transtorno no trânsito, eles congestionam também."


Diminuição das distâncias


Sobre a desigualdade na ocupação urbana na capital, Soninha afirmou que é preciso "lembrar o quanto isso é determinante na vida das pessoas. As pessoas precisam morar perto de onde trabalham, ou então ter opções de transporte eficientes. Não dá para alguém ficar duas, três horas dentro de um ônibus todos os dias."

Mulher na política

Soninha falou sobre as dificuldades que as mulheres encontram em conciliar carreira e família, mas ressaltou que a política é uma área difícil para qualquer um, "não só para as mulheres, pois há vários mecanismos para que quem já está lá continue com o mandato."

Programas de TV

Apesar do tempo curto no horário eleitoral gratuito na TV, Soninha disse acreditar que conseguirá passar suas propostas para os eleitores.

"Está tudo pronto, todos os programas. Dividimos o programa do partido em 18 capítulos e colocamos ali o que as pessoas querem ver, não serão programas chatos. Não quero ficar carimbada com um tema único frente ao eleitorado. Não sou a 'candidata da bicicleta'. Quero fazer campanha de maneira diferente, para mostrar que dá pra governar diferente."

Saúde

O sistema de saúde da capital também foi abordado na entrevista. "Hoje em dia, temos muito mais equipamentos de saúde. Alguns prédios são muito bem equipados, e faltam operadores. Ou então, falta um parafuso e tem que fazer licitação para a compra de peças de reposição. A estrutura que temos é mal utilizada."

Soninha propõe um sistema de saúde baseado no conceito da medicina familiar, e que dê maior orientação aos pacientes que recebem atendimento na clínica geral. "É preciso ao menos encaminhar as pessoas corretamente, não apenas mandar a pessoa embora com um papel na mão e dizer: se vira."